Mind Makers: o melhor da aprendizagem CODE e MAKER
Computação, robótica e Internet das Coisas para crianças e adolescentes
O desenvolvimento do pensamento computacional e da construção criativa aplicados à resolução de problemas, já é conteúdo obrigatório do ensino fundamental em países líderes em ranking educacional como Reino Unido, Cingapura, Finlândia, Canadá e Estados Unidos.
Nossos cursos reúnem o melhor em conteúdo e recursos educacionais dos movimentos CODE e MAKER para maximizar o potencial dos alunos. Partindo de uma aprendizagem divertida no universo de interesse de crianças e adolescentes, as aulas envolvem a construção e programação de robôs e games, além da criação de inventos para a Internet das Coisas. Assim, os alunos desenvolvem habilidades altamente relevantes para seus desafios educacionais e especialmente para seu futuro profissional.
O movimento CODE
O movimento CODE cresceu em paralelo com inovadoras tecnologias. Hoje, crianças a partir de 7 anos aprendem a programar computadores, evoluem junto do mundo ao seu redor e vivem em plena harmonia com a tecnologia. Uma vez que assumam o controle, dominando computadores e criando programas em seu universo de interesse, como jogos, simulações e animações computadorizadas, o modo de pensar das crianças evolui, fazendo com que elas não voltem a ser apenas usuárias de programas prontos. Esta evolução de controlado por computadores para controlador de computadores inicia uma grande transformação no processo de aprendizado das crianças e adolescentes.
Por tudo isso, longe de serem habilidades requeridas para futuros profissionais da computação, já se sabe que o aprendizado das linguagens computacionais acelera de modo relevante a maneira como todas as demais aprendizagens acontecem.
Ao trabalhar desde cedo as habilidades que compõem o pensamento computacional, a criança desenvolve instrumentos mentais úteis para se tornar uma hábil solucionadora de problemas em quaisquer áreas ou profissões:
Habilidades do Pensamento Computacional
Pensamento algorítmico: aprender a instruir máquinas e pessoas a realizarem tarefas de modo preciso.
Pensamento abstrato: aprender a isolar aspectos importantes de algum problema ou objeto para representá-lo em modelos mentais ou computacionais.
Pensamento organizado: via reconhecimento de padrões, aprender a identificar segmentos repetitivos em problemas e soluções que possam ser isolados para melhor organização mental e de algoritmos computacionais.
Pensamento sistêmico: aprender a decompor problemas complexos em partes solucionáveis de menor complexidade.
O movimento MAKER
O movimento MAKER cresceu junto ao movimento CODE. Sua disseminação para faixas de idade do ensino fundamental é mais recente, viabilizada pela simplificação, barateamento, disseminação e redução de risco no uso de tecnologias diversas, principalmente componentes eletrônicos, de robótica e impressão 3D.
Pela primeira vez na história vivemos em um mundo onde crianças a partir de 7 anos podem criar circuitos eletrônicos, pequenos robôs, experimentos e até mesmo inventos próprios de complexidade considerável, tudo isso de modo divertido. E, quando bem orientadas, podem testar na prática conhecimentos teóricos e abstratos vistos em salas de aula, transformando-os em produtos concretos e em seu universo de interesse.
Esta recente valorização do aprendizado “mão na massa” faz jus à história dos grandes inventores e dos inúmeros inovadores que hoje empreendem seus próprios negócios, produzindo aperfeiçoamentos sutis de valor para seus países ou comunidades. Ao trabalhar desde cedo no desenvolvimento de habilidades que lhes permitem concretizar suas ideias na forma de produtos eletrônicos ou mecânicos reais, a criança completa sua formação para o século 21 adquirindo maior desenvoltura, confiança e autonomia para atuar em soluções de problemas, expandindo os limites para sua criatividade.
“Estudos recentes da universidade americana de Stanford concluíram que alunos que experimentam antes aprendem pelo menos 30% mais.”