Berçário e Educação Infantil

Missão

“Formar pessoas sensíveis, éticas, que possam fazer das pequenas escolhas um exercício para a autonomia e cidadania.”

Valores

Respeito, Transparência, Equidade, Cooperação.

EDUCAÇÃO PARA A VIDA TODA

A escola tem um papel importante na formação das crianças e no desenvolvimento de suas relações sociais. É na interação com o outro que a criança aprende a compartilhar, argumentar, ouvir, opinar, construindo relações de amizade e desenvolvendo os conceitos de valores, normas e ética.

Nosso projeto de educação contribui para esse complexo processo de desenvolvimento da autonomia. Refletimos regularmente sobre cada questão do dia a dia. Planejamos nossas atitudes e elaboramos um conjunto de princípios sobre o qual todas as nossas decisões são baseadas. É preciso saber quando e como agir em diversas situações, para podermos prepará-las para as questões que terão que enfrentar no futuro.

O resultado de todo esse nosso trabalho se reflete claramente no bem estar e nas atitudes dos nossos alunos.
Unidade Berçário: Rodeado por árvores, jardim, ordenado, rico em estímulos para as crianças, o ambiente em que nossa unidade, favorece a liberdade e a conquista da independência para as crianças.

É uma atmosfera que favorece a autonomia e a livre escolha, sob o olhar atento dos adultos que respeitam a necessidade de agir da criança em cada etapa do desenvolvimento e com suas características e sensibilidades próprias.
São oferecidas às crianças propostas de educação sensorial, de desenvolvimento da linguagem, de educação do movimento, de descobertas do mundo, jogos, música, cozinha experimental, projetos inéditos com materiais da natureza entre outros estímulos necessários ao desenvolvimento.

Muitas outras propostas criativas são realizadas para que favoreçam a socialização, desenvolver a confiança em si mesmo e autoestima, o gosto por aprender, o respeito por si próprio, pelos outros e pelo ambiente.

Educação Infantil: Anglo – Unidade Acalanto – sempre se preocupou com os espaços e com os ambientes oferecidos às crianças. Recentemente pesquisas de diferentes áreas do conhecimento vêm reforçando a importância que o desenvolvimento nos primeiros anos tem na vida de todos. Sabemos o quanto as crianças são curiosas, buscam estabelecer relações e descobrem o mundo a sua volta por meio da exploração e dos sentidos.

Cuidado, acolhimento e propostas adequadas
do universo infantil criam alicerces sólidos.

SÍNTESE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Descobrir o mundo, para entender a diversidade cultural, social, histórica e geográfica.

Construir os alicerces do conhecimento, para desenvolver as relações lógico-matemáticas e entender as ciências, habilidades sociais, trabalho em equipe, cooperar, conhecer a si próprio, entre tantos outros aprendizados.

Colocar a comunicação em foco, para desenvolver a oralidade, entender a utilizar bem a linguagem.

Desenvolver as relações sociais, para entender as regras e as próprias relações sociais.

Dar ênfase às experiências, para conhecer a si mesmo e sua relação com o meio em que vive.

Ao final do Ensino Fundamental, a metodologia do material permite que o aluno tenha adquirido e mantido o hábito de estudo diário, concretizando a proposta de desenvolvimento da autonomia individual. Além disso, essa construção, de amplitude e complexidade crescentes permite uma sólida aquisição de cultural geral, base primordial para versatilidade exigida nos dias atuais, em constante mudança.